quinta-feira, 18 de agosto de 2011

sábado, 13 de agosto de 2011

Helicópteros de combate 1



Assista esses três filmes sem dar muita atenção à narração, pois ele é parte de propaganda ideológica. Atentem para as maquinas, seu comportamento, e seu alcance. Em momento algum veremos o seu abastecimento de combustivel.
Obrigado.

Helicópteros de combate 2

Helicópteros de combate 3

Belo desenho

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Copa Águas Claras ( Pegas do Início ao Fim)




Sammer macacão verde (16), Salomon ( 977) patrocinando o nosso Blog e Joel Heberle (15) numa disputa cinematográfica.

Excelente Foto de Jader da Rocha.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Antes tarde que nunca.

Esqueci de postar os resultados de Junho. ( antes tarde que nunca, não é?)

No dia 12 de junho aconteceu a 4ª Copa Quero-Quero, Campeonato da FEKA e Amigos do Kart Renault do Brasil, com um recorde de pilotos inscritos na categoria RD135, nada menos que 21 pilotos fizeram um belo grid, entre eles pilotos de Londrina e Maringá. Abaixo os resultados oficiais enviados pela organização do evento ao Central Kart.

Categoria RD 135
1º Ronaldo Oliveira ( O papa léguas)
2º Victor Hugo Brochado – Londrina
3º Edson Massaro Postalli ( o advogado voador também conhecido como Correio Aèreo)
4º Fernando Osternack
5º Roosevelt Rodrigues De Matos – Maringá

13 Hp
1º Alexandre Schaffer
2º Salomon
3º Maycon Andrade – Londrina
4º Sandro Machado ( comandante da TAM)
5º Rafael Pimpão

Força Livre
1º Dione Santana
2º Humberto Sant'Ana

Parabéns a todos os pilotos participantes e agradecemos a presença dos pilotos que vieram de Londrina e Maringá.


Se correr o bicho pega. Se....ficar vai tomar uma cerveja gelada e curtir a festa do Kart.




Neste final de semana repetiu-se a grande festa do Kartismo paranaense com 16 largadas no kartodromo da Chácara Osternack. Nós temos que admitir, há algo de especial naquele kartodromo. Administração, solidariedade, trofeus bonitos, banheiros limpos, boa lanchonete, ambulância própria e ambiente. Sim Ambiente. Acho que neste último quesito esta a expressão máxime do segredo de todo o trabalho que se faz por lá.

Todos temos a casa que merecemos. Se você quer brigar, não va lá. Se você quer contar vantagem e exibir seu poder de consumo, não é aquela a sua casa. Se você quer fumar maconha pelos cantos, não é a Chacara Osternack o lugar. Agora se você que assitir corridas disputadas ou disputa-las, e ver sua filha adolescente linda passear sendo respeitada por todos, se você quer beber uma cerveja gelada e degustar bons sanduiches e estar tranquilo na companhia de sua mulher e filhos, dar e receber dicas para que todos possam se desenvolver no kartismo, o lugar é aquele. E meu amigo ajudar, porque ninguem faz um kartodromo sozinho, ninguém vence uma corrida apenas porque gastou uma fortuna. Certas vezes é preciso um empurrâozinho, e quem não tem amigos, ou se acha o tal, fica com um equipamento de ponta parado na borda da pista depois de uma rodada...simplesmente porque não aprendeu o grande segredo de qualquer esporte: A SOLIDARIEDADE e companherismo.E se possível simpatia.

Nesse Domingo dia Sete de Agosto tivemos disputas fantásticas e pilotos que se sobressairam com méritos impressionantes em todas as categorias, como por exemplo o Kart 1 ( Lider da FEKA,( Joacir Gomes?) esqueci o nome dele, desculpem) o Humberto na Fórmula Renaut ( apoiado pelo campeonissimo irmão Lelo), o Igor Tsuru na 13 HP, o Matheus na Força Livre etc. Mas eu tenho que registrar mais um pódio do Salomon conquistando na raça o segundo lugar na 1 Prova do Campeonato Águas Claras depois de uma disputa épica com o Joel e Sammer( dois pilotos de tirar o chapéu) pelo segundo lugar. Duas semanas atrás ele ficou em terceiro nos 100 Quilometros da Chácara Osternack mostrando uma regularidade impressionante e subindo no pódio em todas as provas nesse ano ( excepto na Pova do Mundial em Porto Alegre onde foi um dos dois paranaeses que chegaram às semi finais).

Quero fazer um elogio muito especial ao Catraca e ao Velho do Osterback. Essa duas pessoas são uma verdadeira escola de solidariedade, companherismo, humildade e amor ao que fazem. Deles nasce uma onda de atitudes que educam aos que chegam, ensinando como todos podem competir e evoluir no kartismo com muita alegria e prazer.

Aguardem pois o Osternack tem agora um fotografo profissional (Jader da Rocha) para o registro das provas.

Nos bastidores os preparadoresr Trape, Almir e Neri.
Finalmente parabéns ao Paulo e Vânia Osternack pela organização e sucesso de mais esse evento.

Por que eu estou puxando o saco do Salomon? É que ele, e o Pedro ( terceiro lugar na 135) correm patrocinando o nosso Blog Maquinasqueeugosto, e o fazem porque querem. E o fazem gratuitamente.

Parece que os guris vaão com a minha cara.

OBS: o calor era tão forte que um competidor da Feka resolveu dar um mergulho no lago com Kart e tudo. Foi um barato. Um susto para o piloto.

O Comandante Sanderson(TAM) além da excepcional corrida que fez com mais um pódio ( terceiro), desfilou com a noiva para inveja de muitos (linda a moça), e de sobra, para comprovar a qualidade do nosso ambiente desfilava ladeado pelo seus orgulhosos pais. Isso é o Kartismo uma festa em família.

O Serralheiro( Zaquel que ninguém sab de onde veio) fez sua primeira corrida na Força Livre terminando em quarto lugar com a ajuda no Box de sua mãe e quatro irmãos.

O comandante Richard ( TAM) quer organizar uma nova e verdadeira Copa REGIONAL


Se você leu cerveja com S no texto você precisa parar de beber, OK?


RESULTADOS:
Segue abaixo o resultado da 1ª etapa da Copa Águas Claras – 07/08/2011, enviado pela organização do evento.( falta FEKA e Amigos do Kart Renault)

Categoria RD 135
1º Anderson Moraes
2º Ronaldo Oliveira
3º Pedro Martini
4º Rodrigo Kostin
5º Alexandre Cenci

13 HP
1º Igor Tsuru
2º Salomon
3º Sanderson Machado
4º Joel Heberle
5º Itacir Zotti

Força Livre
1º Matheus Pelizzer
2º Humberto Santana
3º Carlos Takeo
4º Zaquel Dos Santos

sábado, 6 de agosto de 2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O engenheiro Ivan Fadel examina os brinquedinhos.



Ivan essa coleção é sua?
Não, essa é do Serginho Saguaru, eu só coleciono Mercedes Benz.
Voce tem muitas?
Não, no momento tenho apenas 32.
Ahhhhh, sei... é uma pequena coleção...sei como é.
....coitadinho....

Não quero vender, ponto final.





Mas por que? Ela esta tão bonita.
Simples...ela não é minha. E ponto final.

( coleção sergio saguaru).

Totalmente original 1.8

Ela esta aqui... em perfeito estado.

Puma impecável.




Coleção Admir Bordignhon

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

sábado, 30 de julho de 2011

Os MONSTRINHOS moeram nos 100 Km do Osternack.


Recebemos ( Central Kart) da organização da corrida das 100 voltas de Inverno realizada na chácara Osternack o resultado oficial do evento!

Parabéns as duplas vencedoras Matheus Pelizzer e Joacir Gomes, Alexandre Cenci e Reinaldo Cenci e Rodrigo Loss e Rodrigo Moraes.

FORÇA LIVRE
1º Matheus Pelizzer e Joacir Gomes
2º Dione Santana e Sérgio Simões
3º Maurus Serpe
4º Airton Guilherme Santos e Lauro Santos

Rd 135
1º Alexandre Cenci e Reinaldo Cenci
2º Edson Massaro e Ronaldo Oliveira
3º Francisco Oliveira e Rodrigo Kostin
4º Odacyr Prigol e Eduardo (Americano)
5º Rodrigo Bmk e Darci Bmk

13 Hp
1º Rodrigo Loss e Rodrigo Moraes ( Os mosnstrinhos)
2º Paulo L. Costa e Samer Pires
3º Salomon e Wagner Macanhan
4º Erico Ribeiro e Eron Ribeiro
5º Fernando Trentini e Itacir Zotti

Aventura é isso, o resto é conversa.




Que tal voar numa maravilha dessas de Lisboa a Macau na China, e fazendo correio, ou seja, com a responsabilidade de chegar em tempo. Aventura era isso, não ir de moto ao Chile. Foto retirada do Arquivo do Correio Aéreo Português. Os portugas são foda.

Olhem que coisa curiosa, um conceito para a época.

Gosto muito dessa moto.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Figuraço...

Paranaenses se deram mal em Porto Alegre.

Clique duas vezes sobre as imagens elas crescem para você curtir














Vinte corredores paranaenses se inscreveram na previa do mundial de Kart Indoor. Dezoito se apresentaram. Somente Paikan Mello (Salomon) representando o Kartódromo Osternack e Thiago Silva representando o Raceland chegaram na semifinal. Na Finalíssima somente gaúchos e um brasiliense.
Todos elogiaram o Velopark, a recepção, a acolhida gaúcha, a organização e os preços. Todos os paranaenses prometeram voltar. Os eventos do Velopark prometem agradar o país.

domingo, 17 de julho de 2011

Tradições aeronáuticas do Paraná

Tradições aeronáuticas do Paraná.


Como dizia Facundo Cabral, cantor e compositor argentino, assassinado na Guatemala em nove de Julho de 2011: “Há tanta coisa bela para se gozar nesse mundo que é uma perda de tempo sofrer”.


No blog, www.maquinasqueeugosto.blogspot.com já pude contar um pouco do inicio da aviação no Paraná. Seu primeiro piloto, a primeira mulher a voar, nossa primeira pilota brevetada, o registro de uso de aeronave como arma de guerra pela primeira vez em toda a América na Guerra do Contestado, e outros fatos curiosos como a visita dos pilotos propagandistas do nazismo ao Aero Clube do Paraná, e ou a visita de Santos Dumont ao Paraná e ainda o surgimento em Curitiba do Primeiro motor aeronáutico do Brasil, o motor Brasil.


Diz-nos, na ANAC, que existem pouco mais de 12 mil aeronaves registradas no país, o que é muito pouco para o nosso imenso território. Só para comparar, a cidade de Curitiba possui um milhão e cem mil veículos registrados A desproporção é muito grande, entre o transporte rodoviário e aéreo. Atribuímos isso à legislação sempre submissa aos interesses internacionais, que impedem no setor o crescimento natural da indústria e dos serviços.


Sempre que falo do Paraná gosto de lembrar que estamos falando sobre uma unidade da federação brasileira que corresponde a apenas 2,6% do território nacional.


Possuímos hoje em nosso território 78 aeroportos (no Paraná) sendo que 43 são públicos e trinta e cinco privados.


A ANAC nos diz que a frota de aeronaves registradas em nosso estado é de 740 aeronaves das quais quarenta e nove são helicópteros. Não seria muito lembrar que destas 11 aeronaves pertencem ao governo do Paraná, das quais sete foram adquiridas pelo governo Requião (PMDB) (um Caravan, dois Ximangos, um pequeno Cesna da Força Verde e três helicópteros).


Proporcionalmente o Paraná se destaca no cenário nacional. Com apenas 2,6 % do território produz perto de trinta por cento de toda a safra nacional, ou seja, trinta por cento do que produz os demais 97,4% do imenso território nacional.


Infelizmente ainda temos pistas de pouso privadas e publicas sem pavimentação o que reduz seu uso principalmente na época das chuvas e a segurança de vôo para determinadas aeronaves. Na verdade seis pistas públicas se encontram nesse estado e 31 privadas carecem de pavimentação. Possuímos dois aeroportos internacionais de porte.


Nossas pistas carecem de Hangares Públicos, que permitiriam o abrigo de mais aeronaves e viabilizariam o surgimento de novos aeroclubes.


Nossa malha ferroviária possui 2670 km, dos quais 260 km foram construídos pelo primeiro governo Requião. Temos hoje 18 hidroelétricas que garante a industrialização do estado, das quais seis foram construídas e inauguradas nos três mandatos do governo Requião (PMDB)


Nossa malha rodoviária possui hoje 261 mil quilômetros, sendo três mil quilômetros federais, 12 mil quilômetros estaduais, e 246 mil quilômetros de estradas municipais.


Temos portos que servem ao Brasil, ao Paraguai e ao nordeste da Argentina.


O Paraná vem lutando para elevar o nível de sua tradição aeronáutica, assim oferece três cursos universitários na área. A Universidade Tuiuti oferece o Curso Superior em Ciências Aeronáuticas, a Universidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO) oferece o Centro de Excelência em Aviação Agrícola, e a Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) o curso de Ciências Aeronáuticas.


O Paraná possui três indústrias aeronáuticas de porte, todas lutando muito pela sobrevivência. A Tradicional IPE dos engenheiros Boscardim, fundada em 1972 com mais de trezentas aeronaves construídas, a PLANAIR de Ponta Grossa no aeroporto Santana, e a Condor Agrícola montando em Andirá, os aviões agrícolas “Dromedário” da polonesa PZL.


No nosso entender, para dar o impulso necessário à aviação agrícola, precisaríamos torná-los aos olhos da lei todos experimentais para permitir o surgimento de aviões agrícolas nacionais fora do campo restrito da Embraer (reserva de mercado). A construção de Hangares Públicos em pistas estratégicas para a guarda e manutenção de aeronaves agrícolas, e o fomento e incentivo para a construção de aeronaves experimentais para uso restrito às zonas rurais de baixa densidade demográfica. Hoje em todo o Brasil existe apenas o registro de 1044 aeronaves agrícolas. É muito pouco. (os ambientalistas dirão que bom, menos veneno, mas a aeronave agrícola tem outros usos como semeadura, combate a incêndios, e formação de excelentes pilotos de combate) Precisamos de uma nova legislação para o espaço aéreo inferior. Não adianta isentar de impostos a importação de aeronaves, é preciso criar leis que permitam o surgimento de aeronaves nacionais para uso especifico e permitindo o uso do avião por mãos que não sejam das elites.


É preciso liberar a construção de ultraleves em território nacional, incluindo helicópteros de uso pessoal.


O Brasil tem sido pioneiro no uso de combustíveis alternativos, e o Paraná desponta como aviões movidos a alcool, óleo vegetal, e biodiesel. A Usina de São Matheus poderia se especializar na produção de um novo tipo de AVEGAS.


Temos tudo para liderar a aviação de pequeno porte no mundo... Se as “autoridades brasileiras” deixarem o brasileiro inventor empreendedor voar. E não esqueçam a aviação é proporcionalmente 1400 vezes mais segura que o transporte rodoviário.


Se o transporte aéreo ainda esta longe do alcance do povo brasileiro, imaginem então quanto precisamos fazer para colocar o mar, suas riquezas, sua fauna, seu comercio, sua energia eletro cinética ao alcance do povo brasileiro. Temos, vejam vocês: 8.500 quilômetros de costas marinhas, que nos parecem totalmente esquecidas das preocupações de nossos governantes. Se eles não vêem que a prioridade é o transporte de riquezas, sobre tudo de hidrovias e trens de carga, como pensarão sobre as possibilidades de desenvolvimento do transporte aéreo no interior do país, sobre modo no espaço aéreo inferior. O espaço aéreo superior fica para os vôos internacionais e para a alta tecnologia. O espaço aéreo inferior fica para o nosso dever de casa, o fomento e encurtamento de tempo na criação de um mercado interno mais forte, com mais opções, com mais mobilidade, com mais valor agregado. Não nascemos apenas para sustentar políticos e fabricas de automóveis estrangeiras.


wallacereq@gmail.com.

sábado, 9 de julho de 2011

domingo, 3 de julho de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Só para lembrar.



Como o blog ficou fora do ar alguma semanas, quero lembrar que no dia 12 de Junho, dia dos namorados Salomon faturou um segundo lugar na "Prova dos Namorados". Mais um trofeu.

Gorduchas





Adoro esse campeão dos anos 70 (1000cc)



LINDO NÃO É? Um NSU

Pois é... afinei.

Voltando atrás!
Eu sou um homem solitário, e um homem assim tem estranhos hábitos. Por vezes pensamos que vivemos sozinhos no mundo, e que podemos tomar as decisões que queremos. Interrompi meu Blog porque achei que não valia à pena continuar.
No entanto encontrei o Salomon e ele me disse: Porra, velho, você é meu patrocinador e interrompeu o Blog que me patrocina, qual é? Eu corri a Seletiva do Mundial, no Rio Grande do Sul e com o seu patrocínio, e muita gente me disse que lia o seu blog por lá, e...
Levei um susto, eu na verdade havia esquecido esse detalhe, então volto atrás e continuarei o blog em respeito ao Salomon.