quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um capitulo da história de nossa aviação.

Um capítulo da história da aviação brasileira, a aviação no Paraná.
Ninguém que se meta a estudar a história de nossa aviação pode desprezar o nome do engenheiro e aviador Adil Calomeno.
O inicio de nossa aviação, segundo esse estudioso, começou em 1914 com a chegada de um avião Blériot de fabricação francesa batizado de Bahiano. O piloto era Cícero de Souza Marques. Em seguida encontraremos o registro da trágica epopéia militar de Ricardo João Kirk e Ernesto Dariolli, sendo esse registro a segunda vez que se utilizou o avião como arma de guerra. A primeira foi na Itália.
Em 1916 o Paraná recebeu o pai da Aviação, o filho de fazendeiro e inventor mineiro Alberto Santos Dumont.
Em 1918, uns grupos de componentes do Regimento de Segurança começam a Escola de Aviação do Paraná, os protagonistas foram os Sargentos Miguel Blasi e Hygino Perotti. O avião comprado no Rio de Janeiro, e que teria sido resgatado de um naufrágio em Portugal, chamou-se SARGENTO era um avião Borel de origem francesa.
Em 1920 conclui seu treinamento na Escola de Aviação da Força Pública de São Paulo o piloto João Busse, sendo esse o primeiro piloto paranaense, natural de Rio Branco do Sul, então chamada Votuverava. Neste mesmo ano, ou seguintes, registra-se uma acidente envolvendo o capitão Adyr Guimarães e Haroldo Borges de Leitão que fez pouso forçado nos campos de Curitiba
Surge então no cenário, o avião Bandeirante do capitão Reinaldo Gonçalves e o Tigger Moth inglês já em 1932 às vésperas de inauguração do Aero Clube do Paraná.
Esses parecem terem sido os mais significativos registros da história inicial da aviação no Paraná na ótica do historiador eng. e piloto Adil Calomeno.
Todavia, haverá o interessado de recorrer às outras fontes possíveis. Em 1941, o Aeroclube do Paraná concedeu o Brevê à primeira mulher paranaense, Maria Luiza Bueno Gomm




Ricardo Kirk e seus companheiros.

Vejam na foto abaixo que pelas asas o aviâo de Kirk era um Blériot francês. Ou muito parecido.

Tigger Moth 1930

Acima Borel da Brigada de Segurança.
Blériot 1913 (abaixo).





Blériot







Um comentário: