quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O avô do GPS ( Blog do Jeferson Silva)

Um parente do GPS em 1920 e 1930 Postado por: Jeferson Silva A necessidade de orientação para se locomover é algo muito antigo. Esta necessidade motivou grande quantidade de invenções como a bússola e o GPS. Em uma época sem avançada tecnologia eletrônica os inventores buscavam soluções analógicas para resolver seus problemas de carência tecnológica. Uma destas tecnologias foi o conceito de orientação através de mapas.
Na época muitas soluções não eram práticas e exigiam certa paciência para o manuseio. Este parece ser o caso do mapa de pulso proposto em 1920 que permitia o imediato acesso para um dado trajeto desconhecido. Bastava selecionar o local de destino e sair de um local de referencia amplamente conhecido.
O conceito evoluiu e por volta de 1930 foi adicionado ao veículo. Garantindo algo semelhante ao que entendemos hoje por GPS. O motorista ia para um ponto de referencia popularmente conhecido e uma vez ali adicionava o mapa correspondente que iria ajudar no trajeto até seu destino.
O mapa avançava conforme a velocidade do veículo garantido certa sincronia com o trajeto escolhido. Navegue pelas postagens mais antigas www.maquinasqueeugosto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário